Tutorial: PGM Hecate II

Boa tarde! Estou repostando aqui o tutorial que fiz da PGM Hecate II, para o meu cosplay da Sinon – Sword Art Online!

Principais materiais utilizados:

– Papel Holler 2,10mm (ou papel paraná, caso não encontre o holler)
– Cano PVC 45mm e 32mm
– Cola branca, cola quente, fita crepe…

E vamos começar!!

t_hecate_01

01. No papel holler, corte 5 peças neste formato. Elas terão (ao total) 55,5cm de comprimento. Lembre-se de cortar com estilete, com muito cuidado! Caso opte pelo papel paraná, ou algum outro mais fino, terá que cortar mais peças desta, até que todas juntas fiquem com pouco mais de 1 cm de altura. Uma folha de papel já é suficiente para fazer a Hecate~ Caso seja do mais fino, compre duas para garantir.

t_hecate_02

02. Para dar mais resistência, você pode colar uma camada de palitos de churrasco entre a primeira e a segunda folha. No final, esta base terá aproximadamente 1,5cm de altura. Junte as 5 camadas de papel com fita crepe.

t_hecate_03

03. Para um acabamento melhor, cole a fita por toda essa parte mais fina da peça. Depois, passe um pouco de massa (eu usei a “F12”, de madeira~) apenas nas laterais, e espere secar. Lembre-se: dê este acabamento apenas na parte mais fina: o resto não irá aparecer.

t_hecate_04

*Deixe-a secando em algum cantinho, e vamos para a próxima parte!

t_hecate_05

04. Vamos ao carregador! Novamente no papel holler, corte as peças da imagem acima:
– a peça verde tem 14,5 x 1,5cm;
– na peça maior, as partes amarela e vermelha têm 1,5cm de largura;
– a vermelha mede 4,5cm, assim como o lado menor da azul;
– a amarela mede 7,5cm, assim como o lado maior da azul;
– as partes azul, amarela e vermelha formam apenas UMA peça! NÃO recorte-as separadamente.
Depois, é só dobrar a peça grande nas linhas pontilhadas. Ficará mais ou menos como na foto da direita.

t_hecate_06

05. Cole as partes, como mostra a foto. Segundo o desenho anterior, você junta: a parte vermelha na azul; e a peça verde na diagonal da peça maior. Visto lateralmente, o carregador ficará como nesta última foto, e visto por cima, estará ‘oco’ por dentro. Você pode até guardar algumas balas ai!!


t_hecate_07

06. Recorte a próxima peça, como na imagem. As partes externas têm 3,5cm de largura, e a interna 5cm. A peça possui 37cm de comprimento. Depois, dobre em 90° nas linhas pontilhadas. Deve ficar mais ou menos como na foto à direita (ignorem o corte torto na parte de baixo, eu estava testando o gatilho mas deu errado).

t_hecate_08

07. Esta parte já está colada e tals, então não consegui desmontar para vocês verem melhor. Mas irei tentar explicar com os desenhos. Corte 3 retângulos de 3 x 22cm e junte-os, colando um sobre o outro.

t_hecate_09

08. Corte agora duas peças, seguindo as medidas conforme a figura (ignorem os desenhos tortos). Depois, dobre nas linhas pontilhadas e cole onde as partes se juntarem. Isso irá formar duas “caixinhas” como as das fotos.

t_hecate_10

09. Agora, unindo as partes das etapas 7 e 8, teremos uma peça final como mostra a foto: a “caixinha” maior, você cola bem na ponta daqueles primeiros retângulos da etapa 7. Para colar a menor, encaixe o carregador feito anteriormente na parte já colada e meça a distância que deve ficar a “caixa” menor.

t_hecate_11

10. Pegue a parte que fizemos na etapa 6, e vamos juntar todas elas! A 6cm de distância da ponta da primeira peça, vamos colar essa parte feita na etapa 9. Deverá ficar como na imagem acima.

t_hecate_12

*Se juntarmos tudo o que temos até agora, fica mais ou menos assim. MAS não cole esta parte ainda!! É apenas para ver como está ficando…

t_hecate_13

11. Primeiro, você vai precisar de um pedaço medindo 45cm de cano PVC (40mm). No papel holler, corte um retângulo de 6x21cm, e marque um traço a cada 2 cm. Depois, dobre onde fez esses traços, para colar no cano PVC (utilizei cola quente para colar o papel no cano). Se preferir, pinte o cano de preto antes de colar as partes em papel~

t_hecate_14

12. Recorte agora no papel uma peça como esta da imagem. Novamente, a cada 2cm, faça um traço, dobrando todos eles para poder encaixar no cano.

t_hecate_15

*Eu enumerei as faces dessas partes, para vocês saberem qual encaixará sobre qual lado… E vamos para a próxima parte!!

t_hecate_16

13. Finalmente, cole a parte que recortamos na etapa 12, sobre o cano com a parte da etapa 11. Siga a numeração para ficar certinho (eu optei por já iniciar o acabamento em preto aqui… mas não é necessário… já já vem a explicação disso).

t_hecate_17

14. Depois, eu cortei um retângulo de 14 x 15cm, e enrolei ele sobre a parte da frente do cano, logo depois das partes coladas na etapa anterior. (parte em preto na foto). Colei, enrolando sobre ele também, um retângulo de 2 x 15cm (parte em prata na foto).

t_hecate_18

15. Agora, podemos juntar todas as partes que temos!! Para colar papel com papel, eu usei cola branca; para juntar papel com o cano, utilizei cola quente.

t_hecate_19

*Até agora, temos a Hecate assim (sem as cores como na foto e sem o corte no cano… isso vem daqui a pouco).

t_hecate_20

16. Agora vamos ao cano da parte da frente da Hecate. Eu utilizei um cano de 32mm, com 56cm de comprimento. Em uma das extremidades, enfaixei ele com fita crepe, até ficar em uma espessura que encaixe perfeitamente no cano de 40mm, usado no restante da arma. Coloquei também uma tampa de garrafa pet dentro da arma, e a parte de fechar da garrafa no cano da frente, numa tentativa de fazer a arma ser “desmontável”, porém firme… Mas, não sei se deu certo, não consigo saber se isso realmente está funcionando… sei que, até agora, o cano não soltou do resto… Mas recomendo a vocês (depois de enfaixar o cano mais fino com a fita crepe) colarem mesmo um cano dentro do outro…

t_hecate_21

17. Mira… Ela eu já tinha terminado antes mesmo de pensar em fazer esse tutorial, então… Terei que explicar com desenhos. Utilizei 3 canos, um de 40mm, um de 35mm e um de 50mm, sendo que:
– 40mm mede 6cm de comprimento
– 35mm mede 18cm de comprimento
– 50mm mede 7cm de comprimento
Para emendá-los, utilizei pedaços de papel holler, e fita crepe. Fui enrolando o papel no cano mais fino, até dar a espessura dos canos maiores, para poder encaixá-los. (2cm do cano mais fino fica para dentro do cano de 6cm, e mais 2cm dentro do cano de 7cm, para poder encaixar com mais firmeza…) Espero que dê para entender pelo desenho e foto com medidas, mas qualquer coisa, perguntem, por favor!

t_hecate_22

18. Para os detalhes da mira, e para fazer o “pézinho” que prende ela na arma, eu utilizei faixas de papel holler… As faixas das duas partes que prendem ela na arma possuem 1cm de largura; elas dão a volta na parte mais fina da mira, e sobra 2cm para baixo. No centro da mira, eu coloquei mais uma faixa de 2cm de largura, dando a volta na mira, apenas. Para as lentes, na de trás eu coloquei um pedaço de plástico transparente (daqueles usados para impressão de transparências) e na frente, nesta, eu coloquei uma lente que já tinha em casa, de câmera, mesmo… Já cheguei a usar uma lente de óculos de sol também, fica muito bom!

t_hecate_23

19. Para prender a mira na arma, antes eu fiz uma base para ela… Colei as “perninhas” que estão presas na mira com cola quente sobre a base, e fui enrolando contact para prender… Você pode enrolar essa parte com fita crepe. Eu utilizei contact pois já estou dando os acabamentos antes de juntar as peças… Finalmente, irei falar disso na próxima imagem.

t_hecate_24

**Acabamentos**
Irei explicar duas formas de você dar acabamento nesta arma:

*1. Na primeira, você terá que juntar todas as partes já feitas (para isso eu utilizo ou cola quente, ou cola branca mesmo). Depois de estar com tudo colado, recomendo passar entre 3 à 5 camadas de papel cortado com cola+água~ Feito isso, passe uma camada bem fina de massa **eu geralmente utilizo a F12, de madeira** e, quando a massa secar, lixe~ Depois, basta pintar da forma que achar melhor, não há muito segredo para isso… Nas duas primeiras fotos, eu fiz a Hecate desta forma.

*2. Da segunda forma, que foi como eu fiz esta última Hecate, eu encapei cada pedaço dela com contact, e apenas depois disso eu juntei as partes com cola quente~ Parece ser mais simples, porém o contact é complicado de se trabalhar quando se possui formas curvas ou muitas partes circulares…

Antes de prosseguir para os próximos passos, recomendo que já inicie esse acabamento… Se for utilizar o contact, terá que encapar parte por parte, para depois colar… Se for utilizar a tinta mesmo, cole tudo o que temos até agora, e passe o papel com cola+água… A massa e a tinta você só irá passar depois que a hecate estiver completa!

t_hecate_25

20. Vamos fazer agora a parte da frente da hecate. Recorte no papel holler 8 peças, como as da foto, sendo que suas medidas são:
1- 5 x 5 cm
2- 5,5 x 5,5cm
3- 6 x 6cm (da peça 1 para a peça 3, o furo aumenta gradualmente~ o menor tem aprox. 1,5cm, e o maior, 2cm)
4- 5 x 5cm
5, 6, 7 e 8- 5 x 7 em um dos lados e 6 x 7cm no outro, formando trapézios (a 5 e 6 eu tinha cortado errado nessa foto… depois ela vai aparecer certa aqui… mas são iguais a 7 e 8).

t_hecate_26

21. Corte também um pedaço de cano, de 50mm, tendo 5,5cm de altura. Depois, nas peças 5 e 6, desenhe a forma dele, e recorte o círculo formado no meio das peças. Muito cuidado para não rasgar!!
*eu “amassei” um pouco o cano, pois essa parte na arma não é exatamente redonda.

t_hecate_27

22. Feito isso, teremos as peças da foto acima.

t_hecate_28

23. Agora, pegaremos as peças 1, 2 e 3, e colaremos uma sobre a outra.
*tem um erro na edição da imagem, a ordem seria “3, 2 e 1″… a maior peça, com o maior furo, fica para frente.

  t_hecate_29
24. Feito isso, a peça final deverá ficar assim, como na foto acima.
t_hecate_30
25. Agora, as peças que temos são essas da foto.
t_hecate_31
26. Fiz também dois furos no cano~ Caso você for fazer isso, muito cuidado para não se machucar! Caso seja difícil de furar, não faz mal! Na hora da pintura, você pode pintar os “furinhos” de preto, e o restante com um cinza bem escuro. O efeito é quase o mesmo…
t_hecate_32
27. Agora, vamos juntar todas as peças, formando um “cubinho”. Encaixei também o cano no meio. Na hora de encaixar o cano, os 3 primeiros papéis juntos não foram suficiente para preencher o espaço… Então, eu cortei mais dois quadradinhos e furei, apenas para preencher o lugar.
t_hecate_33
28. Com todas as peças coladas, devemos obter algo como o da foto.
t_hecate_34
29. Depois, corte no papel holler um retângulo de 14cm x 3,5 cm, dividido em 4 partes. Dobre nas 4 partes, para formar um “cubinho”, aberto de dois lados. Cole esse “cubinho” na peça feita na etapa anterior.
t_hecate_35
30. A peça anterior deve ser encaixada no cano da parte da frente da arma.
t_hecate_36
31. Acredito que tenha ficado uma parte aberta entre o cano do “corpo da arma” e a “caixa” de papel colada em baixo; vamos fechar ela agora. Para isso, recorte um pedaço no papel holler no formato da segunda imagem, medindo em sua própria arma para poder encaixar certinho, como na terceira imagem.
t_hecate_37
*Juntando tudo o que fizemos nessas 31 etapas, teremos a Hecate dessa forma.
t_hecate_38
32. Novamente no papel holler, corte duas peças de cada uma dessas da imagem.
t_hecate_39
33. Recorte também duas tiras no papel, a primeira com 3,5cm de largura, e a segunda com 2,5cm de largura. O comprimento da primeira, deve ser suficiente para dar a volta em toda a parte de baixo e lateral da peça 1, cortada na etapa anterior (linha amarela). O comprimento da segunda, deve ser suficiente para dar a volta na peça 2 inteira. Eu usei fita crepe para juntar essas faixas nas duas faces de cada peça.
t_hecate_40
34. Na parte já pronta da hecate, coloque um pedaço de cano pvc – 32mm. Se você quiser essa parte ‘móvel’ e ‘funcional’, precisa deixar o cano do mesmo tamanho do ‘corpo’ da arma. Com o pvc cortado do tamanho certinho, marque um quadradinho no local indicado na primeira foto. Em seguida, pegue um pedaço de cano pvc 40mm (ou, se preferir, um cano de papelão, daqueles de guardanapo de cozinha, sabe? É mais fácil para cortar nessa parte), e posicione-o na parte de trás da arma, como na imagem 2. Arraste o cano de pvc -32mm para dentro do cano de trás, e marque nele um retânculo como o da imagem (na minha hecate, esse cano tem 17cm de comprimento, e o retângulo desenhado em verde possui 6cm de comprimento; o quadrado vermelho possui pouco mais de 1cm). Finalmente, recorte o cano da parte de trás como na 3ª imagem. Acho que daqui para frente são as piores partes… Mas, vamos lá! Qualquer dúvida, não deixe de perguntar!
t_hecate_41
35. Vamos colar agora o cano com o corte feito anteriormente, na peça feita em papel. Eu usei fita crepe e cola quente para isso.
t_hecate_42
36. Com essas duas últimas peças finalizadas no papel holler, vamos passar algumas camadas de papel com cola+água, para dar mais resistência. Eu passei apenas duas camadas, mas se você achar que não é o suficiente, pode passar até 5 camadas!
t_hecate_43
37. Depois, deixe as peças secando por pelo menos 24h.
t_hecate_44
38. Depois de estarem bem secas, vamos passar massa nas peças, para dar acabamento. Eu usei massa de madeira F12. Depois da massa estar completamente seca, na peça da parte de trás, eu coloquei também um pedaço de EVA de 10mm (com cola quente), e deixei ele amarrado assim com barbante por mais 24h para pegar um pouco a forma.
t_hecate_45
39. Agora, vamos mexer naquele cano de pvc 32mm que marcamos o quadrado de 1cm. Naquele quadrado, faça um furo, suficiente para passar um tubinho de caneta (fiz também o recorte de um retângulo do outro lado do cano, mas isso não é necessário; logo logo vocês irão ver para que isso serve). Como é visto na segunda imagem, eu pequei uma tampa de caneta, e colei uma bolinha na ponta~~ essa tampa de caneta eu encaixei no furo feito no cano e colei. Depois disso, recorte no papel holler um circulo, com o diâmetro do cano; como mostra na imagem 4, eu colei este circulo na ponta do cano, para fechá-lo. Não é necessário fechar a outra ponta, a não ser que você queira.
t_hecate_46
40. Devemos finalizar essa parte agora, pintando ou encapando o cano com contact (que foi como eu fiz).
Finalmente, podemos encaixar esse cano no restante da arma.
t_hecate_47
41. Finalmente, podemos encaixar todas as peças restantes!! Se você já fez o acabamento antes de encaixar tudo, ok! Se não, pode fazer isso agoraPasse massa, lixe, pinte… deixe tudo bonitinho
t_hecate_48
42. O gatilho, você pode fazer em papel holler tbm, é só cortar o formato e colar. Para fazer esse “quadro” em volta dele, eu usei uma faixa de papel holler de aprox. 2cm de largura, e dobrei ela em 3 partes.
t_hecate_49
E finalmente… Tcharam!! Hecate pronta!! Você pode adicionar detalhes, como botões e parafusos para deixá-la mais realista… Ai vai do seu gosto!
Bom, espero que tenham gostado, e que esse tutorial tenha sido útil para alguém.
Qualquer dúvida, comente aqui! Se tiver alguma sugestão do que mais nós podemos postar aqui, comente também!
Obrigada para quem acompanhou tudo isso, e boa sorte para quem for fazer!
Até mais~!